segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Viagem Ao Mundo Das Vitaminas

         Numa calma manhã de início de outono, os irmãos Diogo de 9 anos e Mariana de 8, viam um vídeo e atentos, tentavam aprender o máximo possível.
         No entanto, de um momento para o outro, começaram a sentir algum sono e fecharam os olhos. No momento em que os abriram, viram lá perto algo semelhante a uma cenoura mas, num tamanho muito maior.
         Sentindo uma mistura de medo e curiosidade, Diogo e Mariana ficaram imóveis sem saber o que fazer.
         Momentos depois, viram que, um limão também em tamanho grande se aproximava e cantava.
·        Tenho muita vitamina C
E o ferro faço aumentar
Sou tão forte como o melão
O meu lema é ajudar. 
Espantados por o ouvirem falar, continuaram a observá-lo e viram que se dirigia para eles.
- Olá – disse ele.
- Olá – responderam os irmãos.
- Bem-vindos ao mundo das vitaminas – disse o limão.
- Mundo das vitaminas? – perguntou Diogo.
- Sim. Querem conhecê-lo? – perguntou o limão.
- Sim – responderam os irmãos.
- Em primeiro lugar, vou-me apresentar. Sou o Vita e vou-vos levar a conhecer tudo – disse Vita.
Ao chegarem a um pequeno recreio, viram uma ervilha que divertida, brincava com uma flor.
- Olá Évila. Quero apresentar-te o Diogo e a Mariana – disse Vita.
- Olá – respondeu a ervilha.
- Olá – responderam os irmãos.
- Estes amigos estão desejosos para conhecer o nosso mundo e eu, vou ajudá-los.
- Então, venham comigo até à praça das vitaminas – disse Évila.
Depois de andarem alguns metros, chegaram a uma praça e viram lá, variadas frutas e vegetais a brincar e a sorrir.
Afastando-se um pouco, Vita falou com os amigos e estes, instantaneamente fizeram uma fila e começaram a apresentar-se.
Começou o limão:
“ Sou o Lingas
Amigo da vitamina C
Favoreço o organismo
Trabalho onde ninguém me vê.”

Continuou a cenoura:
“Com muita vitamina E
Apresento-me, sou a Cinuca
Melhoro a visão de todos
Não me chamem maluca.”

Seguiu-se o cogumelo:
“Sou o Comlo
Cheio de vitamina B5
Trabalho com as gorduras
Deixo tudo num brinco.”

O seguinte foi o abacate:
“O meu nome é Abalé
Sou bom com as hemorragias
Tenho muitas proteínas
Trabalho todos os dias.”

Chegou a vez da castanha:
“Sou a Catas
Com muita vitamina H
Trato dores e exaustão
Resolvo o que á.”

Continuou o morango:
“Apresento-me sou o Mogas
E C é a minha vitamina
Fortaleço o sistema
Seja menino ou menina.”
Continuou a ervilha:
“Sou a Évila pequenina
Redonda trato a depressão
Ajudo a melhorar a pele
Tento tratar a situação.”

Por último foi o trigo:
- Sou o Tongas bonitinho
E tenho vitamina B1
Faço tudo bem certinho
Trabalho como nenhum.”

Sorridentes, todos deram as mãos e fizeram uma roda onde começaram a dançar. Após algum tempo, Vita aproximou-se.
- Já aprenderam muito? – perguntou ele.
- Sim – responderam os irmãos.
- Mesmo? – perguntou Vita.
- Sim – respondeu Diogo.
- Aprendemos que as frutas são mesmo muito importantes e que não podemos viver sem elas – disse Mariana.
- Exato. E sabem qual é a porção diária que devem consumir? – perguntou Vita.
- Não – responderam os irmãos.
- Para vocês, a porção recomendada é o equivalente a três xicaras de vegetais e duas de frutas – explicou Vita.
- A partir de hoje, vou começar a comer muitas frutas – disse Diogo.
- E eu também – concordou Mariana.
Então, recomeçaram a dança e de um momento para o outro, uma grande nuvem de poeiras e estrelas apareceu.
No momento seguinte, quando Diogo e Mariana abriram os olhos, viram que estavam de regresso ao sofá de casa e, em cima de cadeiras estavam dois lindos peluches, iguais a Vita.
A partir desse dia, não só Diogo mas também Mariana começaram a seguir à risca, as doses recomendadas de frutas e vegetais. E, várias vezes ao dia, cantavam:

  
As vitaminas são essenciais
Comam frutas e vegetais
Precisamos dos nutrientes
Para ficar felizes e contentes
São necessários para viver
E ajudam-nos a crescer
Com elas a saúde melhora
E ficamos bons sem demora.
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário