quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O Caranguejo Cinzento

Num pequeno lago do jardim Tremido, existia um caranguejo de cor cinzenta que, estava sempre muito triste.
Sentindo-se feio e solitário, o caranguejo ocupava grande parte do seu dia a observar os outros caranguejos que se divertiam.
Numa tarde em que estava atrás de uma grande pedra, ouviu um assobio e curioso, decidiu ir ver o que tinha provocado aquele som. Saindo lentamente da parte de trás da pedra, o caranguejo viu um menino de cabelo encaracolado de aproximadamente 10 anos que, juntamente com a mãe passeava pelo jardim.
Ao passarem ao lado da grande pedra, Mónica a mãe do menino disse-lhe:
- André, senta-te nesta pedra e aperta os atacadores antes que caias.
Sentando-se, André apertou os atacadores e viu o caranguejo a observá-lo. Com um sorrido, disse:
- Olá!
Envergonhado, o caranguejo respondeu:
- Olá.
Admirado por o caranguejo falar, André disse:
- Um caranguejo que fala! Que bom!
Segundos depois, Mónica disse:
- Anda! Vamos continuar o passeio.
Depois de olhar para o caranguejo, André disse:
- Eu vou ficar aqui a ver os caranguejos e os peixes.
Concordando, Mónica respondeu:
- Está bem. Eu vou à loja da ti Josefina e ao quiosque da Clarabela. Depois passo aqui para irmos para casa.
Sorrindo, André disse:
- Está bem!
Alguns segundos depois, André olhou para o caranguejo e disse:
- Quando olhei para a tua carapaça, pensei que era uma pedra.
Com um olhar triste, o caranguejo disse:
 - É por isso que ando triste. Como sou de uma cor diferente, os outros caranguejos nunca querem estar comigo e, por causa disso estou sempre sozinho.
Entendendo o que o caranguejo sentia, André disse:
- Às vezes, os meus colegas também me deixam sozinho porque sou o mais baixo de todos. Eu, nunca lhes mostro que estou triste mas, algumas vezes apetece-me chorar.
O caranguejo olhou para André e disse:
- Para mim é muito complicado. Aqui no lago ninguém quer ser meu amigo.
Pegando cuidadosamente no caranguejo, André disse:
- Eu quero ser teu amigo. Quando tiver tempo livre, venho ter contigo e podemos fazer muitas coisas.
Pouco depois, Mónica chamou:
- André! Vamos para casa.
Depois da despedida, André foi ter com a mãe e regressou a casa.
No fim de semana seguinte, André esteve muito tempo ao pé do lago a brincar com o caranguejo que feliz, começou a perceber o que era ter um amigo.

Um comentário: