sexta-feira, 11 de abril de 2014

O Papagaio Da Dona Aurora

         Numa manhã de verão, Carlitos de 8 anos ajudava a mãe Florbela a arrumar a garagem e divertido, distribuía por caixotes as ferramentas do pai Timóteo.
         Enquanto fechava um caixote com fita adesiva, a mãe disse-lhe:
         - Carlitos vou a casa da dona Aurora pedir-lhe uma vassoura emprestada. Queres vir?
         Carlitos respondeu:
         - Quero.
         Durante o caminho, Carlitos corria e pulava feliz. Ao chegarem à casa, Florbela bateu à porta e segundos depois, Aurora abriu-a dizendo:
         - Bom dia.
         Florbela respondeu:
         - Bom dia. Queria perguntar-lhe se não tem nenhuma vassoura que me possa emprestar.
         Aurora disse:
         - Tenho ali uma que não uso porque me risca o chão dos quartos. Podes usá-la à vontade.
         Agradecendo, Florbela disse:
         - Muito obrigada.
         Enquanto Aurora foi buscar a vassoura, Carlitos olhou para uma janela e viu lá uma gaiola com um papagaio. Curioso, aproximou-se e disse:
         - Olá papagaio.
         Pousado no seu poleiro, o papagaio respondeu:
         - Olá.
         Surpreso por o papagaio falar, Carlitos perguntou:
         - Como te chamas?
         O papagaio respondeu:
         - Eu sou o Fifas.
         Carlitos apresentou-se:
         - Eu sou o Carlitos e tenho 7 anos.
         Soltando uns sons, Fifas perguntou:
         - Carlitos é nome de gente?
         Carlitos respondeu:
         - É. É o meu nome.
         Fifas soltou mais uns sons e disse:
         - Tens um nariz que parece uma batata.
         Não gostando do que o papagaio lhe estava a dizer, Carlitos disse:
         - E tu ainda estás muito verde, da cor da erva.
         Rapidamente, Fifas disse:
         - Com esse nariz abatatado e esse cabelo despenteado, pareces um espantalho.
         Carlitos disse:
         - Mas eu não estou preso e tu estás.
         Fifas respondeu:
         - Eu estou preso porque sou um animal de estimação e os meus donos tomam conta de mim.
         Carlitos disse:
         - Pois, mas assim não podes sair daí.
         Fifas disse:
         - Eu não quero sair daqui. Lá fora só há pessoas feias como tu.
         Carlitos fez uma careta para o papagaio e disse:
         - Tu é que és feio e mal - educado.
         Enquanto Carlitos olhava o papagaio, Zacarias o marido da dona Aurora chegou e disse:
         - Olá Carlitos. Estou a ver que já conheces o Fifas, o nosso papagaio resmungão.
         Carlitos respondeu:
         - Olá senhor Zacarias. Sim, já conheço o Fifas.
         Zacarias disse:
         - Sabes, o Fifas é muito resmungão e por isso temos que o ter sempre fechado em casa. Já experimentámos de tudo para que ele fique bem comportado mas, nunca conseguimos nada.
         Atento ao que ouvia, Carlitos perguntou:
         - Porque é que ele ficou tão mal educado?
         Zacarias respondeu:
         - O antigo dono só lhe ensinou coisas feias e é por isso que ele se porta assim mal. Já tentei ensinar-lhe a ser bem comportado mas, nunca consegui nada.
         Carlitos olhou para Fifas e disse:
         - Eu, quando me porto mal sou sempre castigado. Se calhar, ele também tem que ser.
         Zacarias disse:
         - Se calhar tens razão. Só não sei é como é que o posso castigar.
         Carlitos disse:
         - Se o deixar uns dias na rua sem comer, pode ser que ele aprenda.
         Zacarias disse:
         - Vou experimentar fazer isso. Pode ser que resulte.
         Nos dias seguintes, Carlitos esteve sempre em casa a brincar. No fim de semana seguinte, voltou a casa da dona Aurora para entregar a vassoura e ao ver Fifas disse-lhe:
         - Olá Fifas.
         Fifas respondeu:
         - Olá.
         Querendo saber se Fifas já estava mais educado, Carlitos perguntou:
         - Como tens passado?
         Fifas respondeu:
         - Tenho passado muito frio e muita fome. Parece que o meu dono se esqueceu de mim.
         Carlitos sorriu e perguntou-lhe:
         - Sabes porque é que ele te está a fazer isto?
         Fifas respondeu:
         - Acho que é por eu ser mal educado.
         Carlitos disse:
         - É por isso mesmo que estás a ser castigado. Tens que começar a ser educado e assim já voltas para dentro de casa.
         Fifas olhou para Carlitos e perguntou:
         - Como é que eu posso ser educado?
         Carlitos respondeu:
         - Tens que começar a ser simpático com as pessoas.
         Fifas perguntou:
         - Como!?
         Carlitos explicou:
         - Não podes dizer coisas feias e quando falares tens que dizer coisas bonitas que as pessoas gostem de ouvir.
         Atento, Fifas perguntou:
         - Que coisas bonitas é que eu posso dizer?
         Carlitos respondeu:
         - Podes dizer que as pessoas são bonitas, que gostavas de ser amigo delas e outras coisas.
         Fifas perguntou:
         - Se eu fizer isso fico bem educado?
         Carlitos explicou:
         - Se fizeres sempre isso, vais ver que com o tempo todos vão gostar de ti.
         Fifas disse:
         - A partir de agora vou tentar ser bem educado.
         Carlitos disse:
         - Não podes tentar. Tens que ser mesmo.
         Depois de dizer isto, Carlitos e a mãe regressaram a casa.
         Dias depois numa tarde de sol, Carlitos foi visitar Fifas mas a gaiola não estava no local habitual e curioso perguntou à senhora Aurora:
         - Onde está o Fifas?
         A dona Aurora respondeu:
         - O Fifas está na cozinha.
         Carlitos perguntou:
         - O que é que ele fez?
         Dona Aurora respondeu:
         - Não sei o que aconteceu mas, ele agora está bem comportado e é muito educado com as pessoas.
         Sorrindo, Carlitos disse:
         - Se calhar ele aprendeu que a má educação não é boa para ninguém.
         Dona Aurora disse:
         - Talvez tenha sido isso. Se quiseres podes ir vê-lo.
         Carlitos disse:
         - Vou lá já.
         Ao chegar à cozinha, Carlitos viu Fifas perto da janela e aproximou-se, dizendo:
         - Olá Fifas.
         Fifas respondeu:
         - Olá Carlitos.
         Sorrindo, Carlitos disse:
         - A dona Aurora disse-me que agora já te portas bem.
         Fifas disse:
         - Sim. Agora acho que já sou bem-educado.
         Carlitos disse:
         - Pelo que a dona Aurora me disse, agora já és muito bem-educado.
         Fifas soltou um som parecido com um sorriso e disse:
         - Obrigado. Sem ti, ainda me portava mal.
         Carlitos sorriu e disse:
         - Não precisas agradecer.
         Fifas disse:
         - Ontem, quando estava na rua passou um menino e eu disse-lhe olá. Ele foi ao pé de mim e disse que eu era muito bonito.
         Feliz, Carlitos disse:
         - Agora já tens outro amigo e, se te continuares a portar bem ainda vais arranjar muitos mais.
         Fifas olhou Carlitos e disse:
         - Eu agora vou ser muito bem-educado e vou fazer muitos amigos.
         Ao regressar a casa, Carlitos foi para o seu quarto desenhar e pintar um papagaio.

         Dias depois, Carlitos foi visitar Fifas e ao ver vários outros pássaros pousados na gaiola, ficou muito feliz por ver que o amigo já não estava sozinho e com a felicidade que sentia, até as suas penas estavam mais brilhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário