quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Um Natal Diferente

Um Natal Diferente

            Com a aproximação do Natal, todos os habitantes da Quebrada enfeitavam as suas casas e ruas, o que tornava os dias muito trabalhosos.
         Numa casa da rua Cubículo, enquanto Miriam decorava a sua árvore de Natal a sua mãe Íris observava a felicidade da sua filha. Enquanto pendurava os anjos e desenrolava as fitas, Miriam ria ao ver o seu gato Boli a tentar apanhá-las. Ao acabar essa divertida tarefa, Miriam olhou para a árvore que, cheia de luzes brilhantes a transportava para um Mundo cheio de alegria e festividade.
         Enquanto observava as tentativas vãs do gato para subir a árvore, Miriam ouviu a mãe dizer:
         - Filha, vai á janela ver o que está a acontecer!
         Aproximando-se da janela, Miriam viu que estava a nevar. Observando-a, Miriam viu que ao fundo da rua três crianças se divertiam a fazer um boneco de neve e a atirar bolas de neve uns aos outros.
         Sem ouvir qualquer barulho, Íris aproximou-se e, ao ver Miriam a olhar triste para a janela, perguntou:
         - Que se passa, filha?
         - Não se passa nada. Só estava a olhar para a neve – respondeu Miriam.
         Ao olhar para a filha e vendo lágrimas nos seus olhos, Íris perguntou:
         - Porque estás a chorar?
         - Estava a ver aquelas crianças. Estão muito divertidas – respondeu Miriam, enxugando as lágrimas.
         -Também gostavas de brincar com a neve? – perguntou Íris.
         - Gostava de ir brincar com os outros meninos – respondeu Miriam.
         Alguns segundos depois, Íris disse:
         - Vai ter com os meninos e se deixarem, brinca com eles.
         Não acreditando no que estava a ouvir, Miriam perguntou:
         - Posso mesmo ir?
         - Podes filha – respondeu a mãe.
         Feliz, Miriam abriu a porta e saltitando pela branca camada de neve chegou ao pé dos outros meninos. Vendo que eram dois meninos e uma menina, Miriam sorriu e disse:
         - Olá!
         - Olá – responderam.
         - Eu sou a Miriam – apresentou-se Miriam.
         - Eu sou o Gonçalo – disse o rapaz de cabelo ruivo.
         - Eu sou o Rodrigo – apresentou-se o rapaz de cabelo preto.
         - E eu sou a Bianca – apresentou-se a rapariga. 
         - Queres brincar connosco? – perguntou Rodrigo.
         - Se não se importarem, gostava – respondeu Miriam.
         - Estamos a fazer bonecos de neve e às vezes atiramos bolas uns aos outros. Assim divertimo-nos – disse Gonçalo.
         Entre a construção dos bonecos de neve e as batalhas de bolas, Miriam divertiu-se muito e feliz com o que se tinha passado, regressou a casa.
         Ao entrar, Íris observou-a e depois de lhe tirar resto de neve do cabelo, perguntou:
         - Estou a ver que te divertiste muito. Fizeste amigos?
         - Sim, mãe! Fiquei amiga do Gonçalo, do Rodrigo e da Bianca. Gostei muito de brincar com eles – respondeu Miriam.
         - Ainda bem, filha – disse Íris.
         Ao anoitecer, enquanto brincava com Boli, Miriam ouviu batidelas no vidro do seu quarto. Assustada, olhou e viu Rodrigo e Bianca sorrindo. Abrindo a janela, perguntou:
         - Que se passa?
         - Quando contei á minha mãe que tinha uma amiga, ela disse-me que gostava de te conhecer. Depois de pensar um bocado, lembrei-me de te convidar para ires a minha casa. Aceitas? – disse Bianca.
         - Antes de te dar uma resposta, tenho que falar com a minha mãe. Amanhã de manhã, digo-te se posso ir. Está bem? – disse Miriam.
         - Está bem – disse Bianca.
         Enquanto jantava, Miriam perguntou:
         - A Dulce convidou-me para ir a casa dela. Posso ir?
         - Podes, mas tem cuidado – recomendou Íris.
         No dia seguinte, ao chegar á sala Miriam ouviu a campainha da porta tocar. Dirigindo-se até lá, abriu a porta e ao ver Bianca, disse feliz:
         - A minha mãe deixa-me ir a tua casa.
         - Agora só temos que combinar as coisas – disse Bianca.
         - Não imaginas como isso me deixa feliz – disse Miriam, sorrindo.
         - Se quiseres, já podes ir hoje a minha casa – disse Bianca
         - Está bem. Eu só não sei, onde é a tua casa – disse Miriam.
         - Não faz mal. Eu venho cá e ensino-te o caminho – disse Bianca.
         - Então fica combinado. Á tarde, encontramo-nos aqui – disse Miriam.
         Quando o relógio bateu as 15:00, Bianca e Miriam começaram a andar e, ao fim de terem atravessado algumas ruas, chegaram a casa de Dulce.
         Ao entrarem, Miriam viu que a casa era muito pobre e que o seu conforto não era nenhum. Bianca começou por mostrar o seu quarto que, apesar do seu tamanho ser minúsculo, tinha duas camas de ferro e uma janela já sem vidros.
         Enquanto Bianca, animada sorria para Miriam, esta olhava para as míseras condições em que a sua amiga vivia.
         Entretanto, Dulce a mãe de Bianca chegou e perguntou:
         - Olá filha! Esta é que é a tua amiga?
         - É sim mãe! Esta é a Miriam – disse Bianca.
         - Muito bem! Eu sou a Dulce – apresentou-se a mãe de Bianca.
         - Olá! – disse Miriam.
         - Agora que já fomos apresentadas, quero dizer que espero que sejam boas amigas – disse Dulce, afastando-se.
         Miriam, lembrando-se do Natal que se aproximava, não vendo qualquer tipo de árvore., perguntou:
         - Não fazes árvore de Natal?
         - Costumamos enfeitar aquela árvore com tiras de papel e bolas também de papel – disse Bianca.
         - E como passas o Natal? – perguntou Miriam.
         - O Natal, passo-o sozinha com a minha mãe – respondeu Bianca.
         Ao ouvir aquilo, Miriam fez silêncio e pensativa observou que Bianca não tinha brinquedos nem qualquer tipo de diversão.
         No caminho de regresso a casa, Miriam começou a pensar numa maneira de dar a Bianca e a Dulce um Natal feliz e inesquecível.
         Ao entrar em casa, Miriam foi ao pé da sua mãe e disse:
         - Mãe, a Bianca e a mãe Dulce moram numa casa muito pobre. No Natal, tudo é igual aos outros dias e não comemoram nada.
         - Já percebi que tens alguma ideia – disse Íris.
         - Sim. A minha ideia era convidá-las para virem passar o Natal connosco. Posso? – perguntou Miriam.
         - Podes filha – respondeu Íris.
         Contente com a permissão, Miriam esperou ansiosa pelo próximo dia. Na manhã seguinte, ao encontrar-se com Bianca, Miriam disse:
         - Quero-te convidar a ti e á tua mãe, para irem passar o Natal a minha casa. Gostava muito que fossem.
         -Tenho que falar com a minha mãe – disse Bianca.
         - Então, quando tiveres a resposta, diz-me – disse Miriam.
         Algumas horas depois, Bianca disse a Miriam:
         - A minha mãe aceitou o convite.
         - Não imaginas como me deixas feliz – disse Miriam.
         - Sendo assim, na noite do dia 24 eu vou-te contar tudo – disse Miriam.
         Os dias foram passando e na tarde do dia 23, enquanto ajudava a mãe nos últimos preparativos, Miriam disse:
         - Esqueci-me das prendas para a Bianca e para a mãe. Vou num instante á rua Comércio comprar as coisas.
         Ao chegar às lojas, Miriam viu um bonito vestido azul acompanhado por quatro ganchos de cabelo em formato de borboleta, que instantaneamente decidiu comprar para oferecer a Bianca. Noutra loja, comprou uma bonita túnica prateada como prenda para Dulce.
         De regresso a casa, após mostrar as prendas á mãe, Miriam fez os embrulhos decorando-os com bonitas fitas e laços.
         Na tarde de 24 de Dezembro, enquanto Miriam ajudava a mãe a preparar as coisas para a noite da Consoada, Tiago o seu pai chegou.
         Ao contarem o que se iria passar, Tiago disse:
         - É muito bom podermos ajudar alguém e como estamos na época da solidariedade para com os outros, este Natal vamos ser solidários. Este vai ser um Natal diferente de todos os outros, para nós e para mais uma família.
         Emocionada com as palavras do pai, Miriam abraçou-o fortemente agradecendo a sua compreensão e generosidade.
         Ao anoitecer, quando Bianca e Dulce chegaram a casa de Miriam foram muito bem recebidas. Depois de mostrar a casa a Bianca, Íris que preparava as coisas disse:
         - Venham ver o programa que está a dar na televisão. É a história do Natal.
         Miriam e Bianca assistiram atentamente ao programa e no seu final, ao olharem uma para a outra, a amizade que as unia aumentou ainda mais.
         Depois do jantar, sentadas no sofá, Miriam ofereceu as suas prendas a Dulce e a Bianca que, felicíssimas agradeceram toda a bondade que lhes estava a ser mostrada.
         Enquanto conversavam na sala, Íris chamou Tiago a um canto e disse-lhe:
         - Estive a pensar e depois do que a nossa filha me contou sobre a casa da Dulce e da Bianca, acho que ao menos esta noite podíamos convidá-las a ficarem cá.
         - Acho que é uma óptima ideia. E a nossa filha vai adorar – disse Tiago.
         De regresso á sala, Íris e Tiago sentaram-se em duas cadeiras, observando a alegria de Miriam e de Bianca.
         Quando o relógio bateu as 23:30, Dulce levantou-se e disse:
         - Já é hora de irmos para casa.
         Ao ouvir aquilo, Bianca também se levantou, preparada para regressar a casa. Foi então que Íris disse:
         - Estive a falar com o meu marido e gostávamos muito que cá dormissem esta noite.
         Surpreendida, Dulce disse:
         - Não queremos causar incómodo.
         - Não causam incómodo nenhum – disse Íris.
         - Fiquem cá esta noite. A Bianca pode dormir no meu quarto – disse Miriam.
         Ao olhar para Bianca e vendo a sua felicidade, Dulce disse:
         -Já que insistem, ficamos.
         No quarto, Miriam e Bianca conversavam:
         - Depois de tudo o que vivi esta noite, posso dizer que adoro o Natal – disse Bianca.
         - Esta noite, só pelo que celebra já é mágica. Mas, com a tua companhia ainda foi melhor – disse Miriam.
         Quando finalmente adormeceram, Miriam e Bianca tiveram sonhos lindos e maravilhosos.
         Na manhã seguinte, quando Miriam acordou, olhou para Bianca e viu a amiga a observar os livros existentes num pequeno armário. Aproximando-se, perguntou:
         - Gostas de ler?
         - Eu não sei ler muito bem, mas gosto – disse Bianca.
         - Se quiseres, eu posso ajudar-te – disse Miriam.
         - Gostava muito – disse Bianca.
         Pouco tempo depois, Íris entrou no quarto e disse:
         - Feliz Natal, meninas! Quando estiverem preparadas desçam á cozinha para tomarmos o pequeno-almoço.
         Já prontas, Miriam e Bianca dirigiram-se á cozinha, onde encontraram um pequeno-almoço repleto de coisas apetitosas. Bianca, ao olhar para a mesa, disse:
         - Nunca vi tantas coisas.
         - Pois agora, podes comer do que quiseres - disse Bianca, sorrindo.
         Ao acabarem o pequeno- almoço, Íris perguntou a Bianca:
         - Como passaste a noite?
         - A noite foi maravilhosa. A Miriam tem muitos livros e alguns são muito bonitos - respondeu Bianca.
         - A Bianca disse-me que não sabe ler muito bem, por isso eu vou ajudá-la – disse Miriam.
         Durante a tarde, enquanto Dulce observava o presépio, Miriam deu-lhe a conhecer os bonecos e a sua história.
 Dulce disse:
         - Este foi o melhor Natal que já tive. Todos os anos, o meu Natal é passado como outro dia qualquer. Este ano, vai ficar para sempre marcado como o melhor Natal da minha vida. Só tenho pena de tudo isto estar a acabar.
         Miriam ao ouvir aquilo, disse ao pai:
         - Pai! Sei que não podemos ajudar muito a Bianca e a mãe mas, se falarmos com o avô Napoleão será que ele não pode fazer nada?
         - Sabes filha, eu não sei se ele nos pode ajudar, mas vou-lhe telefonar – disse Tiago.
         Afastando-se um bocado, Tiago contactou os pais e, alguns minutos depois regressou para junto de Miriam, dizendo-lhe:
         - Falei com o avô e expliquei-lhe tudo. Ele, depois de falar com a avó disse-me que se a Dulce quiser, pode ir para lá trabalhar e pode também lá dormir.
         Muito feliz, Miriam disse:
         - Vou-lhes já perguntar.
         Aproximando-se de Dulce e de Bianca, Mirian disse:
         - O meu pai falou com os meus avós e eles disseram-lhe que, se a Dulce quiser pode trabalhar e dormir lá.
         - Isso era muito bom – disse Dulce.
         - Pois era. Assim, eu e a Miriam podíamos encontrar-nos mais vezes – disse Bianca.
         - Mirian, podes dizer ao teu pai que aceitamos – disse Dulce.
         Depois de Mirian contar ao pai a decisão de Dulce, Bianca feliz com tudo o que se estava a passar, não conseguia esconder a felicidade que sentia e feliz sorria alegremente.
         Alguns dias depois, Íris telefonou a Dulce, dizendo:
         - Já está tudo preparado. O Tiago vai aí buscar-vos para vos levar a casa dos meus sogros.
         - Estamos tão felizes – disse Dulce.
         Ao chegar à sua nova casa, Dulce e Bianca instalaram-se felizes.
         Bianca, ao começar a frequentar a escola, iniciou o ano feliz e contente na companhia de Miriam.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário